Conservação da Biodiversidade

________________________________________________

A avifauna do Estuário do Cávado


O Estuário do Cávado e a sua rica avifauna pelos olhos do fotógrafo de natureza Carlos Rio.







 

SW Alentejano e Costa Vicentina: Haverá MAL que sempre dure?

No dia 7 de Julho, comemorou-se o 26º aniversário da criação do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. A Quercus fez uma retrospetiva do que foi feito de positivo e negativo nesta Área Protegida e traçou cenários com base na definição de ameaças e na identificação de oportunidades.

 

 

 


Pedra mole em água dura - PNSAC

 

Vídeo com a análise da Quercus aos 35 anos de Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (1979-2014).

 

 

 


 

O Francelho está de volta!

 

Vídeo sobre o trabalho de recuperação de um edifício degradado na Zona de Protecção Especial de São Vicente (Elvas), com vista a incrementar uma colónia de Francelhos (também conhecidos por Peneireiros-das-torres) e de outras espécies ameaçadas.

 

 

 

 


 

Parque Eólico da Serra de Alvaiázere - Violação da Sentença do Tribunal

 

Vídeo que complementa o comunicado da Quercus sobre a violação da sentença do tribunal por parte da ENEL - Green Power, empresa que explora o Parque Eólico da Serra de de Alvaiázere. A empresa está obrigada a não colocar o aerogerador n.º 4 a funcionar sempre que a velocidade do vento seja inferior a 5 metros por segundo, uma hora antes e uma depois do nascer do sol e também do pôr do sol, nos meses de Outubro, Novembro, Dezembro e, ainda, Março e Abril.

 

 

 


 

Causas e consequências das invasões biológicas: O caso de estudo da Azeda (Oxalis pes-caprae)

As invasões biológicas são das principais ameaças que os ecossistemas enfrentam hoje em dia. Os seus efeitos podem manifestar-se em muitos sentidos. No entanto, até ao momento continua a existir um grande desconhecimento acerca das consequências ecológicas e evolutivas, que os processos de invasão biológica podem ter. Neste vídeo são apresentados os resultados de um projeto de investigação realizado em conjunto por investigadores da Universidade de Coimbra (Portugal) e da Universidade de Vigo (Espanha), cujo objetivo era aclarar os padrões que governam os processos de invasão biológica.

Para o efeito, os investigadores estudaram a espécie vegetal originária da África do Sul, Oxalis pes-caprae, que na atualidade se comporta como invasora em todos os ecossistemas de clima mediterrâneo do planeta.

 

 

 


Autoria:
Divulgare + Universidade de Coimbra (Portugal) e Universidade de Vigo (Espanha)

 

 


 

 

 

Ciência Viva com charcos temporários e cágados

 
Ação realizada no concelho de Odemira, no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, sobre a preservação dos charcos temporários e do Cágado-de-carapaça-estriada.


 

 


 

Ciência Viva no Verão na Gruta do Almonda

 

A nascente do rio Almonda foi o cenário escolhido para a realização de mais uma atividade do programa Ciência Viva no Verão, desenvolvida pela Quercus em colaboração com a Sociedade Torrejana de Espeleologia e Arqueologia e a Turrisespaços, Empresa Municipal.

 

 

 

 


 

 

 

Estrada ameaçada no Parque Natural do Alvão

 

A construção de mais uma estrada para ligação entre as povoações de Barreiro, pertencente ao concelho de Mondim de Basto, e Lamas de Olo, no concelho de Vila Real, é o mais recente atentado que está em curso no Parque Natural do Alvão. Conheça as razões da Quercus em tentar impedir a sua construção.

 

 

 

 


 

 

 

Viveiros da Reserva Natural da Serra da Malcata

 

 

Pequena apresentação dos Viveiros da Senhora da Graça, no Sabugal, e do trabalho efectuado na Reserva Natural da Serra da Malcata, em colaboração com o ICNF.

 

 

 

 

 

Ciência Viva sobre a Lampreia do Nabão



Ação dinamizada no dia 20 de Julho, com a presença dos investigadores do Centro de Oceanografia das Universidades de Évora e de Lisboa, no âmbito do programa Ciência Viva no Verão.

 

 

 

 

 

 

 

 

Help Quercus protect one of Europe's best-preserved coastline areas!

 

Vídeo realizado no âmbito da Campanha de crowdfunding empreendida pela Quercus para reunir fundos com vista a financiar uma ação judicial contra mais um atentado ao Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ação de Plantação em Pedrógão de Aire

 

 

Reportagem da Ação de Plantação em Pedrógão de Aire, realizada no dia 23 de Fevereiro de 2013, no âmbito do projecto Criar Bosques da Quercus.

 

 

 

 

 

Lagoa dos Salgados - Vamos conseguir travar a sua destruição?

 

 

Vídeo que apela à subscrição da petição pública para travar a construção de um mega-empreendimento juno à Lagoa dos Salgados.

 

 

 

 

 

 

 

 

Quercus ® Todos os direitos reservados
Site criado por PTWS